top of page
  • adriana453

CRASA adere à sistema de Machine Control para automatizar e otimizar processo de nivelamento no Projeto BR-135

A CRASA segue em busca de ampliar sua eficiência operacional e enriquecer o perfil profissional da equipe com a utilização de equipamentos cada vez mais tecnológicos. Desta vez, a novidade é o sistema de machine control no Projeto BR-135, executado pela Itinera Construções e CRASA Infraestrutura, à serviço da ECO 135. 

 

Formado por um conjunto de tecnologias que permite automatizar e otimizar o processo de nivelamento e ajuste de terrenos, o machine control em uma motoniveladora pode ser utilizado para garantir um nivelamento preciso, melhorar a eficiência da operação, integrar softwares de planejamento digital para uma sincronização perfeita entre o projeto e a execução, além de fornecer informações detalhadas e relatórios sobre o processo de nivelamento. 

 

Além disso, o sistema é fundamental em duas outras frentes: redução de desperdício e segurança. O Head de Equipamentos da CRASA, Domage Ribas, explica que “ao automatizar o processo de nivelamento, o sistema de machine control ajuda a reduzir desperdícios de material tanto na fase em execução quanto nas seguintes”. Já em relação à segurança, o Machine Control aumenta a segurança por contribuir com a redução de profissionais transitando na área de operação da motoniveladora. 

 

Na prática, a ferramenta conecta a estação total à motoniveladora. Um software especializado processa os dados medidos pela estação total e envia as correções necessárias para a motoniveladora que ajusta automaticamente a altura e o ângulo da lâmina para nivelar o terreno conforme as especificações desejadas. 

 

Com um feedback em tempo real, o operador da motoniveladora tem acesso a um display dentro da cabine contendo informações sobre a posição atual da lâmina em relação ao terreno e as correções sendo feitas. Dessa maneira, a operação com Machine Control oferece um alto nível de precisão no nivelamento, uma vez que as correções são calculadas com base em medições extremamente precisas. Como resultado ocorre um trabalho mais eficiente e com menor margem de erro.

 

Para Israel Lederman, Diretor de Engenharia e Produção na BR-135, “Sem dúvida, a precisão e a eficiência são os grandes diferenciais da utilização desta tecnologia. Além disso, a redução de custos com combustíveis e desgaste dos equipamentos, bem como a diminuição dos riscos de erros humanos, demonstra que a implementação do Machine Control revoluciona a gestão e a execução de projetos de construção.”.

 

A CRASA já dispõe de uma motoniveladora marca John Deere, modelo 670G, com este sistema instalado. Após as configurações iniciais realizadas no início de abril, foram feitos testes de campo e escritório para alinhar as atividades. 

 

Para Ribas, o objetivo é acompanhar a adaptação, o aprendizado no uso do sistema e seus resultados, para então instalá-lo em outros equipamentos. A empresa conta também com o apoio e orientação dos profissionais da Leica Geosystems, responsáveis pela instalação da ferramenta e treinamento durante todo o processo.




36 visualizações0 comentário

留言


bottom of page