top of page
  • adriana453

CRASA Infraestrutura já utiliza a Construção Virtual para atingir máxima eficiência em obras

Por Marcelino Rodrigues Braga, Engenheiro de Planejamento da CRASA Infraestrutura.

Nos últimos anos, o BIM – sigla para Building Information Modeling – se tornou um processo essencial para facilitar a integração entre engenharia, construção e operação. Com o aumento da complexidade das obras e a crescente disparidade entre plano e execução, o BIM passou a ser necessário nos setores de arquitetura, engenharia e construção.

Desde outubro deste ano, nós da CRASA Infraestrutura temos utilizado o BIM 4D em obras de ampliação do sistema viário localizadas no acesso à cidade de Santos (SP) pela Rodovia Anchieta (SP-150). O processo consiste em combinar modelos tridimensionais adequadamente elaborados com o modelo de cronograma, possibilitando realizar simulações em um modelo digital da construção, a Construção Virtual.

O que percebemos até aqui

Entre as principais vantagens de utilização do BIM 4D, podemos destacar:

1. Análise do cronograma do projeto através da Construção Virtual.

2. Simulação de cenários com visualizações em tempo real.

3. Análise de Construtibilidade, ou seja, estudo das etapas de execução do projeto e identificação de possíveis interferências.

4. Visualização e análise do caminho crítico do projeto.

5. Identificação e análise dos riscos e oportunidades de cronograma.

6. Avaliação da utilização dos recursos do projeto (material, mão de obra, equipamentos).

7. Compartilhamento dinâmico do planejamento e cronograma do projeto com as partes interessadas (equipe, cliente, fornecedores, etc.).

8. Gestão mais eficiente do site e logística.

Com a ajuda do BIM, as equipes de projeto podem realizar seus trabalhos com maior precisão. Através de fluxos de trabalho digitais confiáveis, profissionais de planejamento e cronograma, profissionais de gerenciamento de custos e gerentes de projetos podem desempenhar melhor seus papéis no gerenciamento da construção.



20 visualizações0 comentário
bottom of page