• adriana453

Em evento online, CRASA Infraestrutura celebra o lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2021

No dia 08/04, a CRASA Infra apresentou o primeiro CRASA Day do ano. Na ocasião, mais de 100 colaboradores e parceiros acompanharam a apresentação “Multiplicando Líderes Sustentáveis”, ministrada por Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, com mais de 25 anos de atuação no Mercado. A data também marcou o lançamento do Relatório GRI (Global Reporting Initiative) da empresa.

A abertura do evento foi feita pelo Diretor Administrativo Financeiro Rodrigo Titon. Em sua fala, ele destacou o compromisso da CRASA com o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. “Este elemento está presente no DNA da nossa empresa. É uma caminhada constante, não podemos nos acomodar. Por isso, é importante estarmos sempre abertos, escutando e buscando novas formas de aprimorar esses processos”.

Multiplicando Líderes Sustentáveis

Idealizador do maior movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil (Plataforma Liderança com Valores) e autor de mais de 10 livros sobre o tema, Ricardo Voltolini iniciou a palestra destacando a urgência que os princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) possuem no mercado atual.

Neste contexto, dois fatores contribuíram para acelerar essa demanda: as mudanças climáticas e a necessidade de redução de emissões de carbono; e a ascensão da geração millenium (mais crítica e preocupada com propósito) ao poder. Somam-se a esses fatores a pandemia da Covid-19, que aumentou as incertezas sobre o futuro, reforçando ainda mais o desejo de mudança no mundo.

“Antes a sustentabilidade era vista como um tema específico de um setor, e ainda assim era um assunto opcional. Há alguns anos, com o avanço das discussões sobre os princípios ESG, tivemos uma mudança de postura e da relação da própria sociedade com as empresas. Atualmente, o envolvimento com essas diretrizes gera valor de negócio e exigem das companhias planos de ação e medidas concretas de mudança”, reforçou Voltolini.

Em sua experiência como consultor, o especialista comentou que nos últimos 18 meses a demanda por serviços especializados envolvendo ESG quadruplicou. Esta nova lógica de negócios, por priorizar relações mais transparentes, também criou a necessidade de líderes cada vez mais preparados.

“A sociedade espera cada vez mais das empresas. Assim, os líderes precisam lidar com novas demandas como diversidade e inclusão, saúde física e mental dos colaboradores, respeito aos direitos humanos em toda a cadeia de produção e um relacionamento mais próximo junto à comunidade. Esses gestores devem ser ainda mais inclusivos, cuidadores, éticos e ecocêntricos (oposto de egocêntrico)”.

Neste ponto, afirmou Voltoni, é fundamental alocar os princípios ESG na parte estratégica dos negócios e reforçar essa cultura em todos os setores da empresa. Caso contrário, a companhia tende a se tornar cada vez mais antiquada às demandas do mundo moderno.

“Aí você pode se perguntar ‘O que isso tem a ver comigo’? Bom, se a ideia é atender às novas demandas da sociedade, manter clientes mais engajados, gerar mais valor para os negócios ou entregar obras melhores para o mundo, a resposta é tudo. Esse assunto tem tudo a ver com quem deseja prosperar no século XXI”, concluiu o especialista.

Encerramento

Após a apresentação de Ricardo Voltolini, o evento foi encerrado com as palavras do Diretor Presidente da CRASA, Cid José Andreucci. “Me sinto muito orgulhoso com os resultados do terceiro Relatório de Sustentabilidade da CRASA, mas sabemos que o nosso desafio continua. É um compromisso que temos que nos lembrar sempre. Fazer o certo nos torna pessoas melhores”, finalizou Andreucci.



71 visualizações0 comentário