top of page
  • adriana453

Política de sustentabilidade e ESG é lançada durante o CRASA Day

O 1º CRASA Day 2024, realizado no dia 23 de janeiro, apresentou o lançamento da Política de Sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance) da empresa. O evento contou com a apresentação do professor Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável - empresa que esteve ao lado da CRASA durante o desenvolvimento da política ao longo de 2023.

 

Na abertura, o diretor presidente da CRASA, Cid José Andreucci, reforçou a relevância do acontecimento para a companhia: “É um dia importante para nós, no nosso planejamento estratégico as questões ESG estão bem claras, já estavam desde o primeiro momento, mas agora elas tomam uma dimensão extremamente importante para a companhia”

 

O setor de construção civil é um dos mais impactados e também uns dos que mais impactam em mudanças climáticas, segundo a Global Status Report for Buildings and Construction - UNEP (2022). Estudos já mostram que além da preocupação ambiental, também já há diferença na geração de valor entre companhias que trabalham com políticas ESG e as que não trabalham.

 

Segundo pesquisa da Infosys, por exemplo, um aumento de 10% em ESG indica um crescimento de 1% no lucro do negócio. “Quando todos os atores de mercado reconhecem que um tema tem importância este tema passa a ser uma nova régua para avaliar sucesso, valor de negócios, se o negócio vai crescer ou não e quanto ele pode ser impactado pelas questões sociais, ambientais e de governança”, pontuou Voltolini.

 

Política de Sustentabilidade da CRASA

 

A criação da política utilizou os métodos mais atuais relacionados ao tema e processos colaborativos de escuta ativa - envolvendo clientes, diretores, colaboradores e fornecedores - que geraram um modelo One Page com base nos grandes temas materiais da empresa. A política foi sintetizada em 3 diretrizes, 6 temas e 13 objetivos. Todos os tópicos foram exemplificados por Voltolini durante a apresentação, que os definiu como “sintético, objetivo e que trata dos temas materiais e substantivos da companhia”.

 

Para o diretor presidente, “a política ESG é uma consequência do trabalho que a gente vem desenvolvendo ao longo dos anos na CRASA. A política hoje materializa essa preocupação e dá uma orientação daqui pra frente. Esse é um passo da nossa maturidade no tema, ela marca na realidade não o final, mas o início de uma caminhada de uma forma mais estruturada”, definiu o diretor presidente.

 

A partir do lançamento, cada um dos objetivos será colocado em prática através de metas, planos de ação, métricas de acompanhamentos e relatórios para mostrar ao mercado como a CRASA tem evoluído nas relações de confiança e inspiração, operações inovadoras e resilientes, e na cultura inclusiva e de segurança.

 

Apesar do ESG ser um assunto em crescimento exponencial no Brasil e no mundo, ao lançar a própria política, a CRASA passa a integrar um seleto grupo de empresas brasileiras que têm a ESG na sua estratégia. “Pela nossa experiência não deve ter no Brasil hoje, analisando rigorosamente um desenho de uma política estratégica, mais do que 40% de empresas que formalizaram essa política e estratégia”, afirmou Voltolini.

 

No encerramento do evento, o Diretor Administrativo/Financeiro da CRASA, Rodrigo Titon, complementou que “A Política de ESG da CRASA simboliza um novo ciclo de ações na companhia, onde precisamos estar atentos para o ciclo de melhores continua, cientes da necessidade de avanços em nossos graus de maturidade e contando com a participação de nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. A Universidade Corporativa da CRASA (UCCI) também é uma grande aliada na capacitação e atualização do nosso time.”.

 

Confira a Política de Sustentabilidade da CRASA https://is.gd/v1utbm 




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page