top of page
  • Adriana

Projeto Engenhar destaca a importância da adoção de boas práticas na elaboração de cronogramas

Engenheiro Ivaldo Monteiro comenta a importância da adoção de práticas recomendadas para obtenção de cronogramas confiáveis, visando melhores resultados em projetos

 

Para promover discussões que contribuam para a melhoria contínua no ciclo de vida dos projetos,  a CRASA Infraestrutura realizou, no dia 15/08, o 3º Encontro do Projeto Engenhar, com o tema “Boas práticas para elaboração de cronogramas”. O projeto Engenhar é um evento online que reúne colaboradores, clientes e parceiros, trazendo um convidado como palestrante para compartilhar experiências em temas ligados à engenharia. 

 

Esta terceira edição contou com a participação do Engenheiro Civil e professor Ivaldo Monteiro, que possui vasta experiência em projetos de infraestrutura e transportes.

 

O Diretor Presidente da CRASA, Cid Andreucci, iniciou o encontro destacando a relevância do tema: “É essencial termos informações qualificadas, padronizadas e em tempo real para melhor gerenciar nossos projetos, e o cronograma é uma ferramenta indispensável. O Ivaldo tem ampla experiência e é uma referência nesse assunto, irá compartilhar insights importantes nesse encontro”, afirmou. Ele também mencionou os cursos oferecidos na Universidade Corporativa CRASA Infraestrutura (UCCI), com mais de 16 opções na Escola de Engenharia, incluindo temas estratégicos, de planejamento e orçamento de obras. 

 

Importância do cronograma e da adoção de boas práticas para elaboração

 

O palestrante Ivaldo Monteiro demonstrou a utilização de práticas recomendadas para elaboração de cronogramas, desenvolvidas por instituições de referência como o U.S. Government Accountability Office (GAO). Ele enfatizou que projetos complexos podem representar desafios no gerenciamento integrado e nas atualizações do cronograma. No entanto, com o uso de ferramentas adequadas e comunicação regular, entre as partes interessadas, esses desafios podem ser enfrentados de forma eficaz. 

 

Para salientar a importância de um cronograma confiável, Monteiro citou a frase “Falhando no planejamento estamos planejando para falhar”, do Engenheiro norte-americano, Harold Kerzner. Ele comentou que um cronograma de qualidade permite ao gestor do projeto tomar as melhores decisões quanto ao sequenciamento de atividades, determine a flexibilidade do cronograma de acordo com os recursos disponíveis ou inicie os planos de contingência para mitigar riscos. No gerenciamento de mudanças, o cronograma pode ser utilizado para estimar os efeitos de atrasos, exclusões e acréscimos, bem como possíveis caminhos para recuperação de prazo e custo.

 

Outra instituição de referência citada foi o DCMA (Defense Contract Management Agency), que desenvolveu um conjunto de métricas e diretrizes para verificação da saúde do cronograma, conhecidas como avaliação de 14 pontos. Segundo ele, não são regras rígidas, mas indicadores de potenciais áreas problemáticas, onde uma análise mais profunda do cronograma pode ser requerida.

 

Também foram discutidos tópicos sobre análise de riscos, técnicas de aceleração e utilização de inteligência artificial em cronogramas.

 

O encerramento foi conduzido por Angela Queiróz Pacheco, PMO (Project Management Officer) da CRASA Infraestrutura, que agradeceu a presença de todos os colaboradores, parceiros e clientes que participaram do evento. Ela destacou que um cronograma bem elaborado e controlado é essencial para o sucesso de qualquer projeto, porque permite não só o gerenciamento do tempo, mas também melhora a eficiência, proporciona assertividade no custo e qualidade dos projetos.

 



75 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page