• adriana453

Segundo CRASA Day do ano abordou importância das boas práticas no canteiro de obras

No dia 23/06, a CRASA Infraestrutura realizou o segundo CRASA Day do ano. Na ocasião, estiveram presentes cerca de 60 colaboradores de forma remota, que acompanharam uma palestra sobre boas práticas no canteiro de obras. A apresentação foi conduzida por Roberto Roche, consultor de renome internacional com experiência de mais de 35 anos no setor.


“As condições de trabalho influenciam diretamente na qualidade de todos os processos da empresa. Para otimização dessas atividades, é indispensável liderança e planejamento. Se a vida no canteiro vai bem, no trecho o desempenho será muito melhor”, pontuou Roche no início do evento.


Ao longo da apresentação, o consultor ressaltou que as boas práticas e os cuidados com os procedimentos operacionais nas obras evitam custos e contribuem para que as empresas alcancem níveis de produtividade mais satisfatórios. Neste contexto, ele destacou a importância dos trabalhos de percepção de riscos, que devem ser desenvolvidos com cuidado durante as etapas iniciais dos projetos.


“Os acidentes mandam recados. Não acontecem de uma hora para outra. Convivemos com muitos riscos na nossa frente, mas muitas vezes negligenciamos pois achamos que nunca irá acontecer conosco. Não podemos ser complacentes com esses riscos, temos que criar procedimentos seguros para evitar que essas situações aconteçam”.


Por fim, Roche destacou ainda o papel dos encarregados e supervisores como o elo principal de comunicação no canteiro de obras. “As lideranças devem estar aptas para escutar e respeitar, desenvolvendo, desta forma, o senso de pertencimento dos colaboradores. Além disso, é fundamental desenvolver uma relação de proximidade com a comunidade, criando as melhores condições possíveis para a viabilização do projeto”, finalizou.




52 visualizações0 comentário