top of page
  • adriana453

Capacitação sobre educação financeira e finanças pessoais na CRASA

Por Altair Alegro Zanona e Rafael Boaventura Negrini

As estatísticas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que houve um aumento significativo de endividamento entre os brasileiros. São, aproximadamente, 64 milhões de pessoas (Junho-2022) endividadas, ou seja, 70% das famílias brasileiras, sendo que destas, 30% estão negativadas (Setembro-2022/CNC).

Estar com as contas em atraso é um problema que afeta não apenas a vida financeira, mas a saúde física e mental dos endividados. É o que mostra pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feita com brasileiros com contas em atraso há pelo menos três meses. Oito em cada dez inadimplentes sofreram algum impacto emocional negativo por contas das dívidas, tais como ansiedade (63%), alterações no sono (43%), estresse e irritação (58,3%), tristeza e desânimo (56,2%) ou angústia (55,3%).

O consumidor médio brasileiro gasta mais do que ganha, não guarda dinheiro e tampouco planeja o próprio futuro. Oito em cada dez entrevistados têm pouco ou nenhum conhecimento sobre como fazer o controle das despesas pessoais.

Pensando nisso a CRASA Infraestrutura S.A, através do programa “CRASA Trainning”, realizou nos dias 26 e 27 de setembro a capacitação aos colaboradores da Obra Binário II Porto de Santos, com o tema Educação Financeira e Finanças Pessoais. Ao todo 95 colaboradores receberam a capacitação, conduzida por Rafael Boaventura Negrini e Altair Alegro Zanona. Os participantes aprenderam, principalmente, sobre os conceitos básicos de educação financeira e dicas para organizar melhor suas finanças pessoais. Contudo, ainda outros aspectos foram abordados na palestra, dentre eles: equilíbrio financeiro, independência financeira, importância do dinheiro planejamento familiar e no trabalho, juros simples e compostos, limites bancários, cartão de crédito, consumo consciente, inflação e planos econômicos.

A capacitação despertou muito interesse dos colaboradores do Consórcio Binário II, por tratar-se de um tema muito importante e presente na vida de cada um de nós. Como vimos nas pesquisas atuais sobre endividamento e finanças pessoais, a maioria dos brasileiros não faz um planejamento adequado. Esperamos que esta capacitação tenha colaborado para melhorar a vida financeira de nossos colegas.

* Altair Alegro Zanona é Administrador, formado pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Coordenador Financeiro da CRASA Infraestrutura S.A.

** Rafael Boaventura Negrini é Administrador, formado pela Universidade Positivo e Pós-Graduado pela FAE. Analista de Contabilidade da CRASA Infraestrutura S.A.




21 visualizações0 comentário
bottom of page