top of page
  • adriana453

Colaboradores de Consórcio da CRASA participam de campanha contra o tabagismo

O tabagismo é a principal causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais e para o desenvolvimento de outras doenças. A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.


Com base nesse cenário e com a proposta de conscientizar colaboradores sobre os prejuízos que o tabagismo traz à saúde, o Consórcio CGC - Metrô Linha Verde 2 – SP, em que a CRASA Infraestrutura faz parte, em parceria com a UBS Vila Esperança, promoveu uma ação junto aos trabalhadores do canteiro de obras, terceirizados e equipe administrativa.


Coordenada pela enfermeira do trabalho Renata de Freitas, a campanha contou com participação de enfermeiros, assistente social, assistente ambiental, farmacêutica, técnicos de enfermagem. Foram apresentadas palestras de promoção à saúde, realizada Auriculoterapia e testes de tuberculose nos participantes. Além disso, os profissionais fizeram atendimentos individuais orientando as pessoas que desejam abandonar o tabagismo.


De acordo com Renata de Freitas, as orientações também envolveram os danos ao organismo com o uso de narguilé e outras drogas ilícitas. “O resultado da campanha foi muito satisfatório, colaboradores procuraram os profissionais para conhecer o tratamento para tabagista e tivemos uma média de 40 exames coletados de tuberculose”.


Para ela, a ação foi além das expectativas. “Os colaboradores se sentiram mais acolhidos e dúvidas foram esclarecidas. A parceria com a UBS Vila Esperança foi proveitosa e colhemos ótimos resultados”.






51 visualizações0 comentário
bottom of page