• CRASA Infraestrutura

CRASA Infraestrutura lança Relatório de Sustentabilidade 2020 com evento online



“A cada dia que passa constatamos na prática que na CRASA realmente o nosso maior competitivo são as pessoas”. Com essas palavras o Engenheiro Cid Andreucci, Diretor Presidente da CRASA Infraestrutura iniciou o 3º CRASA Day, realizado de forma remota nesta sexta-feira (28). Na ocasião, o encontro virtual também marcou o lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2020 da empresa.

Na abertura realizada por Andreucci também foram destacados os quatro pilares institucionais da CRASA: Governança, Compliance, Engenharia e Sustentabilidade; atributos essenciais que serviram de base para a elaboração do relatório.

Palestra: Liderança sustentável

Conduzido por João Carlos Redondo, professor do IBGC, da FGV Management e Coordenador da iniciativa Chapter Zero Brasil, o 3º CRASA Day também abordou o papel da ética e sua influência para o bom funcionamento das organizações, com a palestra Liderança Sustentável. “É necessário encurtar a distância entre discurso e prática, focar as ações em relações e comportamentos. Somente dessa forma desenvolvemos um nível de consciência das lideranças. A sustentabilidade não é um simples processo, mas uma cultura construída, um posicionamento organizacional”, explicou Redondo.

As organizações têm sido mais exigidas com relação a esses temas, pois nos últimos anos o público tem estado cada vez mais interessado em compreender as ações das marcas de forma holística, acrescentou o especialista, que atua na área há mais de 15 anos. Na ocasião, o estudo “CIO Researche Seekment” realizado pela SAP durante os meses de outubro e novembro de 2020 ilustrou que, mais do que uma tendência, o conceito de sustentabilidade é uma realidade cada vez mais presente nas instituições.

De acordo com o levantamento, que contou com 455 Executivos e CEOs do Brasil, Argentina, Colômbia e México, 60% dos participantes afirmaram que a sustentabilidade pode influenciar em ganhos econômicos reais. Além disso, 46% das companhias relataram ter estratégias de sustentabilidade e 22% tinham planos para criá-las em um curto prazo. Do total, 41% realizavam relatórios de sustentabilidade periódicos.

Efeitos positivos da sustentabilidade

No encontro, também foi citado por Redondo um estudo realizado pela Harvard Business Review, que destacava os efeitos positivos das empresas compromissadas com esses valores. De acordo com o levantamento, produtos com teor de sustentabilidade crescem, em média, mais de cinco vezes no mercado. A pesquisa ainda revelou que os colaboradores das instituições engajadas eram 16% mais produtivos.

“Nesse ecossistema, é essencial para a empresa ser ética, responsável e gerenciar as externalidades do negócio com qualidade. No fundo, estamos falando de pessoas, que, neste caso, são o principal ativo da CRASA. As empresas devem transformar e cuidar da sociedade onde estão inseridas, pois não é possível construir um ambiente de negócio próspero em um ambiente externo decadente”, concluiu Redondo.

Agradecimentos

Ao final do evento online, o Diretor Administrativo e Financeiro da CRASA, Rodrigo Titon, aproveitou para agradecer aos participantes e aos envolvidos na realização do Relatório de Sustentabilidade, especialmente aos colaboradores das obras que desde o primeiro momento têm participado ativamente dessa agenda positiva.


O Relatório de Sustentabilidade ano base 2020 da CRASA Infraestrutura está disponível no link https://bit.ly/3upVSeN.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo