Hoje, dia 11 de dezembro, é celebrado o Dia do Engenheiro. A data visa homenagear os profissionais de Engenharia, ressaltando a importância destes para o desenvolvimento da infraestrutura e bem-estar da sociedade. A celebração inclui todas as áreas de atuação como Engenharia Civil, Ambiental, de Produção, Agrícola e demais funções deste vasto campo do conhecimento.
Por sua dedicação e importância para a construção de uma sociedade melhor, a CRASA Infraestrutura deseja um Feliz Dia do Engenheiro a todos e todas profissionais da área! Especialmente aos nossos colaboradores, que constroem no dia a dia a nossa cultura de trabalho e aplica na prática nossos valores.
Conheça um pouco mais sobre os Engenheiros da CRASA e suas histórias abaixo:
“Realmente grandes projetos deixam grandes amizades e grandes histórias!!!
Lembro bem como uma dessas histórias marcou fortemente em nossas ações no momento e também para sempre em todos os envolvidos no projeto, nos ensinado como devemos respeitar as culturas e os costumes de cada pessoa e região!!
Vejam só:
Iniciamos a construção de 210km da rodovia transoceânica, na Bolívia, na cidade de San Jose de Chiquitos, estado de Santa Cruz de La Sierra.
O Fornecedor local de alimentação (inclusive até hoje um grande Amigo), nos propôs valores de alimentação onde considerava café da manhã, almoço, incluindo sopa (“Sopita”) e prato normal (“segundo”), além do jantar.
As refeições foram servidas dessa forma, enquanto estávamos próximos à cidade.
Porém, quando a obra ficou mais avançada, optamos por não enviar mais a “Sopita” no almoço, devido ao manuseio e logística, mesmo orientado pelo fornecedor, que inclusive nos alertou que o não fornecimento poderia causar grandes transtornos!!!
Mesmo assim, seguimos neste nosso propósito, considerando que a falta de uma simples Sopa não traria grandes problemas.
Não durou muito nossa tentativa, e assim, os funcionários paralisaram o projeto e não conseguimos executar nenhum serviço até que resolvêssemos este dilema!!
Por fim, após várias tentativas de logística sem sucesso, os próprios funcionários e seu sindicato definiram que a “Sopita” seria servida nas diversas frentes de serviço, em saco plástico e seria tomada com canudinho, impressionante não é mesmo?
Com essa pequena história, aprendemos muito sobre o respeito à cultura local, à diversidade, aos costumes, à necessidade constante de praticar a empatia e sempre ter e manter um bom relacionamento interpessoal!!
E dessa forma finalizamos o projeto com sucesso e um montão de amigos e grandes profissionais!!!!!!”
Engenheiro Leonardo Alves de Oliveira
“Eu estava trabalhando como engenheira de planejamento na construção de uma fábrica de caminhões. Fui "rodar o campo" e esqueci o rádio na minha mesa! Quando estava retornando para o canteiro, vi que um encarregado veio me chamar com um ar aflito. Disse que o gerente de obra estava me procurando. Fui até a sala de reunião e encontrei dois americanos, representantes dos clientes. Em uma reunião muito tensa, eles estavam nos questionando porque não tínhamos enviado o cronograma do escopo civil. Perguntei a ele se podia me dar licença para imprimir um e-mail que continha a confirmação por parte de um dos membros da gerenciadora da obra (também americana) que o cronograma tinha sido entregue e aprovado. Continuamos fundamentando muito bem todos os pontos, e a reunião foi finalizada. Logo após os clientes saírem de nosso canteiro, eu e o gerente de obras começamos a comemorar o sucesso da reunião. Mas logo um deles voltou para me pedir um cartão de visita e nós dois tentamos disfarçar o quanto estávamos felizes depois da sabatinada que levamos! Essa dinâmica que nos permite vencer desafios distintos diariamente é a parte que eu mais gostava ao estar em obras!”
Engenheira Amanda Gavinho
“Nestes 18 anos como engenheiro tenho minha trajetória na empresa estabelecida na área de propostas, e um projeto que marcou bastante a minha carreira quando da negociação e conclusão do processo de contratação foi o Projeto do Estaleiro Jurong. Uma obra de grande importância para a empresa, com um cliente estrangeiro, totalmente novo, onde através da engenharia de valor, buscamos alternativas construtivas para ficarmos mais competitivos e assim viabilizar o contrato. Foi mais de 1 ano de negociações, viagens para Singapura e muita negociação até a assinatura do contrato. Após isso ainda tivemos mais obras sendo executadas neste mesmo contrato.”
Engenheiro Guilherme Machado
“Um dos pontos que mais gosto na engenharia é que ao final dos processos geralmente existe um único resultado correto, porém cada um pode usar diversos raciocínios e métodos para se chegar nesse resultado.”
Engenheiro Henrique Scarante

Comentarios