top of page
  • adriana453

Dia Nacional de Combate à Poluição

Dia 14 de agosto é dedicado ao combate à poluição do meio ambiente no Brasil e no mundo. A proposta da data é alertar sobre problemas ambientais, buscar medidas para conter a degradação do Planeta e conscientizar a população sobre a importância de evitar os danos ao ambiente.

São visíveis as agressões sofridas pelo meio ambiente em decorrência da ação humana e entre elas está a emissão de gases poluentes. A poluição é definida pela Lei nº 6938/81 como a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.

Engajada neste movimento em defesa do meio ambiente, a CRASA Infraestrutura organiza em agosto várias ações internas focadas na agenda da saúde e meio ambiente. Além disso, a companhia coloca em prática programas de redução de lançamento de poluentes no canteiro das obras sob sua responsabilidade, por meio do Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o setor da construção civil é responsável por quase 30% das emissões dos gases do efeito estufa. Uma das medidas adotada pela CRASA é controlar e monitorar a propagação de partículas (poeira) em suspensão no ar, e que podem causar danos à saúde humana e agravar doenças. Para esse controle é utilizado o Amostrador de Grande Volume de Partículas Totais em Suspensão (AGV PTS).

O Monitoramento da Qualidade do Ar contempla o acompanhamento das emissões atmosféricas nas obras da Linha 2 do Metrô - Lote 02. A execução do programa segue os padrões definidos pela CETESB, o órgão de meio ambiente estadual de São Paulo e, de legislações vigentes.

O programa objetiva a manutenção do padrão de qualidade nas áreas sob influência direta do empreendimento. O objetivo é minimizar os aspectos e impactos negativos na saúde das pessoas direta e indiretamente afetadas. O trabalho consiste em monitorar e mitigar a emissão de fumaça e material particulado na atmosfera.

A companhia ainda contribui no controle de poeira realizando umectação dos canteiros de obas, solicitando, inclusive, caminhões pipa nos dias mais críticos. Essa pulverização com água também é feita ao longo de vias não pavimentadas e de acesso aos canteiros.

As equipes da CRASA realizam ainda varrição diária no canteiro de obras e seu entorno, locais onde há circulação intensa de veículos. É feita uma amostragem quanto à emissão de fumaça preta (de partículas de carbono elementar) nos veículos automotores pesados movidos a diesel.

O mais recente relatório de monitoramento da qualidade do ar, de junho de 2022, indica que as medições por amostragem não apresentaram índices superiores aos padronizados pelos órgãos competentes e estabelecidos na legislação vigente.






30 visualizações0 comentário
bottom of page