top of page
  • adriana453

Excelência em sustentabilidade e meio ambiente faz da CRASA destaque no mercado de construção civil

Por Mauricio Pinto de Almeida, especialista em Meio Ambiente da CRASA

A integração dos temas sustentabilidade e meio ambiente aos negócios é tão urgente quanto desafiadora. Estamos em um momento em que a sociedade, os financiadores, os órgãos regulamentadores e o mercado em geral estão cada vez mais exigentes quanto às práticas de seus parceiros de negócios. O pensamento do “lucro acima de tudo”, sem pensar, escutar ou agir com os stakeholders já não é mais aceitável e viável.

Este foi um dos pilares de conhecimento trabalhados durante XI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária, realizado entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, em Curitiba, onde a CRASA Infraestrutura participou da mesa-redonda “Como Integrar as Áreas de Sustentabilidade e de Meio Ambiente nas Empresas”. Foi uma grande oportunidade de sensibilizar e repassar informações importantes para inclusão e aperfeiçoamento destes temas nas empresas. Mais do que debater um assunto que está no centro das atenções, pensar em sustentabilidade e meio ambiente tem a ver com o futuro e a sobrevivência de nosso planeta e remete diretamente à longevidade, sobrevivência e poder de competitividade para empresas nos próximos anos.

Evolução da CRASA

As empresas precisam repensar com urgência a implantação de uma agenda pautada em sustentabilidade e meio ambiente. Sem isso, perderão mercados e parceiros, competitividade, e futuramente terão restrições quanto a venda de seus produtos e dificuldade de obtenção de crédito. Além disso, a imagem institucional pode ser afetada negativamente, visto que é fundamental mostrar ao mercado que estes temas são pilares tratados de forma correta e responsável.

Na CRASA temos evoluído significativamente nesta agenda. Adotamos um modelo concreto de gestão baseado na premissa ESG, com o envolvimento direto e completo da alta direção e de seus acionistas no dia a dia da empresa. Nossas ações criam um arcabouço para tratar destes temas com naturalidade e responsabilidade.

Para alcançar este grau de excelência, os conceitos de meio ambiente e sustentabilidade estão em nosso planejamento estratégico de longo prazo. O programa de Compliance da CRASA é estruturado e funcional, utilizando indicadores reconhecidos mundialmente; somos signatários do Pacto Global da ONU no Brasil e contamos com seis certificações em variados temas. Tudo isso é detalhado nos relatórios de sustentabilidade que são disponibilizados ao mercado todos os anos. O compromisso da CRASA com o futuro é refletido da porta para dentro: estamos atentos ao nosso capital humano, com mão de obra constantemente treinada e qualificada e colaboradores tratados com atenção e respeito – tudo isso nos rendeu o selo Great Place To Work (GPTW).

DNA da CRASA

Meio ambiente e sustentabilidade estão presentes no DNA dos colaboradores, diretores e acionistas da CRASA. Adotamos as melhores práticas de mercado, fazendo com que as atividades na empresa sempre sejam conduzidas de maneira sustentável e com foco no bem-estar da sociedade. Entendemos perfeitamente nosso propósito como agentes ativos de mudanças sociais e exigimos de nossos parceiros o mesmo compromisso.

Tudo isso isoladamente ou em conjunto propicia um ambiente propício para inovação, para fazer o que é certo do jeito correto. A CRASA está muito bem-preparada para os desafios empresariais das próximas décadas. Ao colocar a sustentabilidade e o meio ambiente no centro de nossas ações, despontamos como um forte player na área de construção civil pesada. Para a CRASA, tudo pode ser construído!




23 visualizações0 comentário
bottom of page