top of page

Inovação e engenharia

As principais tendências tecnológicas e sustentáveis em construção civil no Brazil e no Mundo



Cidade do Rock - Rio de Janeiro

Para a CRASA, inovação é a direção para o crescimento da empresa, tanto nos aspectos técnicos, quanto no modelo de gestão, tornando todos os processos mais eficientes para atingir a excelência construtiva.


É de conhecimento geral que o crescimento do setor é um grande indicativo de que o país está em forte ascensão. A importância de utilizar estrategicamente novos processos com base nas principais tendências mundiais traz a necessidade de entendermos dois conceitos a serem explorados para pessoas e empresas que estão na ponta da inovação em construção civil: construtech e sustentabilidade.


Por construtech entende-se que é um negócio de base tecnológica que atenda problemas da cadeia de valor da construção em um modelo de negócio escalável e repetível.

A incorporação de tecnologias como Impressões em 3D, robótica, análise de Big Data, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, softwares BIM (Building Information Model), entre outras, estão revolucionando o mercado da construção civil com práticas e recursos altamente inovadores.


Os resultados do uso dessas novas tecnologias são visíveis em todas as etapas do processo, desde a contratação, documentação, até no monitoramento de obras, bem como na análise assertiva e precisa de dados e relatórios. Tudo isso resultando na redução de custos, resíduos e aumento da qualidade da entrega.


Ao considerarmos aspectos sustentáveis tais como, redução de resíduos, custos e qualidade de entrega, é importante citar que estas inovações são fundamentais para o avanço e o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sobretudo o objetivo 9 (Indústria Inovação e Infraestrutura), cuja meta principal é "Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação". Hoje há tecnologias que possibilitam o reaproveitamento de matéria-prima e minimização de desperdícios, reutilização e reaproveitamento de 100% dos recursos naturais (como energia, água e iluminação).


Outro fator impulsionador destas mudanças é a mudança da mentalidade do consumidor, ao passo em que a preocupação com o meio ambiente por outros diversos stakeholders (gestores, governos, OGNs, etc) também.


Os desafios e obstáculos que se pode encontrar no caminho destas inovações estão relacionados a questões como cultura e padrões mentais pré-estabelecidos e bem arraigados em diversos níveis empresariais. Fomentar o aprimoramento das pessoas é uma tarefa fundamental da corporação e de seus dirigentes a fim de usar toda essa gama de novidades em favor do desenvolvimento do negócio.


A CRASA atua em processos de desenvolvimento de pessoas, por meio de cursos, com seus gestores e colaboradores sobre cultura da inovação a fim de desenvolver competências altamente relacionadas com as inovações e tendências do setor no Brasil e no Mundo.




31 visualizações0 comentário
bottom of page