top of page
  • adriana453

Obras de ampliação do Metrô Linha 2

Continuam evoluindo, conforme o cronograma de execução, as obras de expansão do Metrô Linha 2, executadas pelo Consórcio CGC - formado pela CRASA Infraestrutura, Ghella e Cosbem (card 1).

Estação Penha

A escavação do corpo da Estação Penha prossegue em ritmo acelerado. Foi removida a rampa usada anteriormente para extração do material escavado e, até o final de março, a escavação remanescente começará a ser removida com o apoio de uma grua (cards 2 e 3).

Em alguns pontos da Estação Penha, a escavação já atingiu a cota de fundo. E foi executada a camada de concreto magro para proteger a área escavada e servir de base para a futura laje de fundo a ser concretada na mesma região (card 4).

Na face norte do corpo da Estação Penha, após a conclusão do tratamento com jet grouting vertical, a berma de contenção está sendo escavada e o material removido com guindaste e caçamba. Nesta região, já é possível observar a projeção do local de escavação do futuro túnel (card 5).

Em fevereiro, foram iniciadas as atividades de contenção com o uso de estroncas metálicas na região da futura interligação da Estação Penha - Linha 2 com a futura estação da Linha 11 (CPTM) e com a estação existente da Linha 3 (Metrô) – card 6.

A área do Acesso Oeste está com a escavação totalmente concluída, bem como a instalação dos diversos níveis de estroncas e tirantes para contenção. Ainda no mês de março, será iniciada a preparação para concretagem da laje de fundo neste acesso (card 7).

Salas Técnicas do Metrô e CPTM

No início do ano, foram concluídas as estruturas de concreto do prédio das Salas Técnicas do Metrô, que estão organizadas para receber as atividades de acabamento.

Já as principais estruturas de concreto do prédio das Salas Técnicas da CPTM foram concluídas em fevereiro, e seguem algumas concretagens complementares, limpeza e organização das áreas para as futuras atividades de acabamento (card 8).

VCA Penha

Na VCA Penha, foi concluída a segunda linha de estroncas e prossegue a execução de tirantes para contenção da vala e a escavação com utilização de guindaste e caçamba. Ainda em março, o material escavado deverá começar a ser removido com a utilização de um pórtico sobre trilhos, cuja montagem iniciará em breve (cards 9 e 10).


















34 visualizações0 comentário
bottom of page