top of page
  • adriana453

CRASA Infraestrutura promove workshop sobre gerenciamento de projetos

Todos os Engenheiros da CRASA Infraestrutura participaram do workshop “Gerenciamento de Projetos – do Plano à Ação”, conduzido pelo facilitador Claudinei Alves, mestre em Administração. O evento tratou do projeto de implementação de uma nova metodologia para Gerenciamento de Projetos, pautada na Engenharia de Custos e no BIM, que é um dos entregáveis do EGP (Escritório de Gerenciamento de Projetos) da CRASA, e foi aberto pelo presidente Eng. Cid José Andreucci.

Após mencionar a relação deste projeto com a história da CRASA e com o planejamento estratégico, Andreucci destacou que a metodologia foi implementada como projeto piloto na obra do Binário II e agora está em fase de implementação na obra do Metrô Linha 2. “Tenho a expectativa que se torne uma realidade em todos os projetos da CRASA, devido a importância que tem para companhia”.

Na apresentação, Claudinei Alves explicou que a utilização de uma metodologia padrão é de extrema importância porque gera entregáveis padronizados que suportam a gestão da companhia. Além do desenvolvimento e implementação da metodologia padrão, destacou os demais entregáveis do EGP: implementar sistemas de gerenciamento de projetos, implementar e gerenciar o banco de dados histórico, auditar projetos e treinar profissionais.


Rodrigo Titon, Diretor Adm. Financeiro da CRASA, pontuou que esse trabalho vai muito além do desenvolvimento de ferramentas, softwares e metodologias, trata-se genuinamente da construção e aprimoramento de uma cultura, que está pautada em alicerces sólidos da experiência passada de nosso grupo, somados ao constante aprimoramento e benchmarking global.

A assessora de Controladoria da CRASA, atualmente responsável pelo EGP, Angela Queiróz, fez uma breve recapitulação do que é o projeto e o que se espera dele. Enfatizou que se trata de um projeto estratégico, complexo e relevante para a CRASA. “Abrange pessoas, processos e sistemas, e requer a participação efetiva e integrada de diversos colaboradores da companhia, respaldados nos objetivos econômico-financeiros e devidamente alinhados com os quatro pilares de sustentação: Governança, Engenharia, Sustentabilidade e Compliance”. Segundo ela, o evento proporcionou o alinhamento quanto aos objetivos, benefícios e importância do Gerenciamento de Projetos na companhia, e permitiu que todo o corpo técnico pudesse identificar os desafios e ações necessárias para elevar a maturidade do tema em todo o ciclo de vida dos projetos desenvolvidos pela CRASA.




50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page