top of page
  • adriana453

Janeiro Branco da CRASA teve ações focadas em bem-estar mental e emocional

A cor branca que simboliza o Ano Novo também é o tom da campanha “Janeiro Branco”, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. O objetivo é conscientizar os brasileiros sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e o bem-estar emocional, aproveitando a energia de renovação que acompanha todo início de ano. Os temas ganharam mais visibilidade dentro das corporações nos últimos anos, principalmente por conta do crescimento no número de afastamentos provocados por transtornos mentais e comportamentais. Dados da Previdência Social revelam que somente em 2021 mais de 75 mil brasileiros foram afastados devido a quadros de depressão. Os dados de 2022 ainda não foram consolidados, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) já tem alertado: podemos viver uma epidemia de depressão até 2030.

A doença não é a única preocupação de quem pensa em saúde mental. Muita gente passou a sentir os efeitos físicos e emocionais das rotinas atribuladas. Ansiedade, insônia, dificuldade de concentração e esgotamento são outros problemas que têm afetado boa parcela da população.

Como reverter este cenário?

Promovendo ações que incentivem o cuidado com o bem-estar emocional. É isso que a CRASA buscou com as atividades realizadas no final de janeiro. A primeira delas foi o “Correio do Elogio”, que também estimula o cuidado com o próximo. Os colaboradores da Sede tiveram um espaço para transmitir boas energias com recados anônimos para os colegas. Ao longo da semana, as pessoas puderam enviar elogios, destacar as qualidades e compartilhar a admiração pelos colegas.

No dia 27/01 (sexta-feira), a CRASA liberou os colaboradores a partir do meio-dia. Na “sexta-feira do bem-estar”, todos puderam fazer algo diferente durante a tarde ou apenas tirar o período para descansar, sem desconto no banco de horas. Com essas duas ações, a companhia quis oferecer momentos fora da rotina e reforçar a importância dos hábitos positivos para o equilíbrio emocional.



29 visualizações0 comentário
bottom of page