top of page
  • Foto do escritorCrasa Infraestrutura

Outubro Rosa: hábitos saudáveis reduzem até 50% os casos de Câncer de Mama


Outubro Rosa Crasa Infraestrutura

Em outubro, o mundo fica rosa para alertar mulheres e homens para a prevenção do câncer de mama. Com grande apelo nas redes sociais, adesão nas empresas públicas e privadas, o movimento é internacionalmente conhecido, desde 1990, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade, que atualmente, acomete 60 mil mulheres, somente no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 30 a 50% de todos os casos de câncer podem ser evitados por conta da adoção de hábitos de vida saudável ou, até mesmo, da descoberta precoce da doença. Além disso, pesquisas científicas mostram que o desenvolvimento de até 13 tipos de tumores está relacionado ao comportamento: uma alimentação adequada, aliada à prática de atividades físicas, evitar álcool e não fumar são fatores essenciais para a prevenção.


No diagnóstico precoce, é de suma importância a realização mensal do autoexame, porém, é imprescindível a realização da mamografia para detecção da doença. Por isso, a premissa básica é: fazer acompanhamento regular com um especialista, que irá avaliar clinicamente a paciente e fazer as prescrições de acordo com o seu perfil e necessidades.


A informação é essencial para que as mulheres voltem seu olhar para uma vida mais saudável e busquem informação sobre o assunto. Uma pesquisa publicada no Journal of Medical Internet Research avaliou a eficácia do Twitter como meio de educação sobre o câncer de mama e seu impacto na ansiedade dos participantes. 80,9% dos participantes afirmaram que os tweets trouxeram aumento do conhecimento geral sobre o tema e ajudaram também a obter mais informações sobre estudos clínicos e pesquisas, além de trazer mais informações sobre opções de tratamento.


“Na última sexta-feira (25/10) a CRASA ‘vestiu rosa’ em apoio à luta contra o câncer de mama! A conscientização e divulgação de informação é um dos melhores meios para sua prevenção! A CRASA apoia esta causa!”




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page